Notícias e Ações

Trabalho sobre o Mapeamento é Destaque no XXV CIC - UFPel


      O trabalho Mapeamento das danças populares e folguedos marginais do Rio Grande do Sul, de autoria e apresentação da bolsista Beliza Rocha em co-autoria com a bolsista Sabrina Manzke foi selecionado como trabalho destaque do XXV Congresso de Iniciação Científica, sendo um dos três premiados da grande área Linguística - Letras e Artes. 
          O evento de premiação ainda não foi marcado, em breve colocaremos mais informações.





Semana Integrada da UFPel


          Na semana de 26 a 30 de setembro, participamos com diversos trabalhos da Semana Integrada da UFPel mais especificamente no XXV Congresso de Iniciação Científico - CIC. Foram apresentados trabalhos sobre o mapeamento, as danças folclóricas e as manifestações: Bumba-meu-boi, Cavalhadas e Ensaio de Promessa de Quicumbi. Em breve será divulgado os Anais do evento e disponibilizaremos aqui as publicações.







Gosta de dançar?? Dá uma olhada no que vem por aí...



Semana do Folclore da UFPel
Participe!


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI http://wp.ufpel.edu.br/nufolk/2016/08/15/confira-a-programacao-completa-da-semana-do-folclore-2016-2/


Encontro de Artesãos




22/06/2016 - I Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Dança: Diálogos Possíveis


     Na última quarta-feira, 22, a monitora Beliza Rocha esteve na cidade de Rio Grande, onde apresentou dois trabalhos realizado em co-autoria com a aluna Sabrina Manzke e o coordenador Thiago Amorim. 
     Desta vez a temática dos trabalhos versaram sobre: os significados da dança na perspectiva da Antropologia da Dança, assunto muito importante visto que nossa pesquisa aborda a dança folclórica que muitas vezes perpassa a coreografia e apresenta em suas movimentações, diversos significados culturais. Este trabalho sob responsabilidade da monitora Sabrina Manzke traz o título "Danças e Folguedos do RS - movimentações e significados"; o trabalho sob responsabilidade da monitora Beliza, intitulado "Folclore Sul-Riograndense: apliando olhares" apresentou parte das produções já realizadas sobre as manifestações escolhidas para aprofundamento teórico com vistas à pesquisa in loco, para que se consiga uma maior apropriação do tema, seu registro e a caracterização estética e social mais detalhada dos referidos folguedos.  


13/06/2016 - Manifestações são escolhidas


      Depois do mapeamento feito, e diversas conversas sobre cada uma das manifestações encontradas, foram escolhidas as quatro manifestações que serão aprofundadas neste próximo momento.
Para a escolha os alunos foram divididos em duplas para pesquisarem sobre seis delas para apresentarem para os demais para posteriormente votarmos cada um em duas que gostaria de pesquisar. As quatro mais votadas foram as escolhidas. São elas: Carnaval, Ensaio de Promessa de Quicumbi, Cavalhadas e Boizinho.


12/05/2016 - V Encontro de Graduações em Dança do RS e VIII Salão de Dança


     Na quinta-feira, 12 de maio, estivemos presente no Encontro de Graduações em Dança apresentando parte de nossa pesquisa. 
         Foram apresentados 02 trabalhos das monitoras Sabrina Manzke e Beliza Rocha. Os trabalhos apresentados na modalidade pôster tem por título "Reflexões iniciais sobre folclore de margem no Rio Grande do Sul" e "Diagnóstico inicial do mapeamento das danças populares e folguedos marginais do Rio Grande do Sul", trazem um recorte sobre momentos importantes do projeto: a teorização da ideia de margem em nosso folclore e os resultados do mapeamento inicial das manifestações existentes no estado, que era um dos objetivos desta pesquisa.
          Além destes dois trabalho, ainda foram apresentados trabalhos artísticos dos alunos Carol Portela e Renan Brião e Jéssica Carvalho que também fazem parte do projeto, bem como trabalho científico da aluna Karen Rodrigues e da professora Carmen Hoffmann que trabalham em outro projeto vinculado ao Observatório de Culturas Populares, da qual este projeto faz parte. 





09/05/2016 - Conversa com os Kaingangs

 Foto: Diário Popular
Foto: ADUFPEL
        O último encontro do Projeto Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul, foi uma visita e conversa com o grupo de indígenas Kaingangs que estão em Pelotas/RS desde dezembro de 2015, vindos da Aldeia Kondá, em Chapecó/SC. 
O grupo foi recebido por Alcir Salvador, uma das lideranças que representa as 16 famílias que hoje estão alojadas junto a Av. João Goularte em frente a rodoviária de Pelotas, após um primeiro movimento realizado pela aluna Jéssica Carvalho, que possui grande interesse pela temática indigenista em suas pesquisas. A conversa durou em torno de 1h30 onde foi nos relatado algumas histórias sobre a etnia, sobre seus antepassados e sobre a chegada a Pelotas. O breve tempo não nos deu oportunidade de ouvir muitas coisas que ficaram para um próximo encontro.
Além disso, o grupo foi convidado a fazer uma fala durante um encontro do grupo e algumas ações da universidade, onde também ficou acenada a possibilidade de receber o grupo de danças tradicionais, formado pelos jovens indígenas.

Algumas informações podem ser encontradas no vídeo abaixo e na página Resistência Kaingang em Pelotas

https://www.youtube.com/watch?v=Xzr9FdFZ5es

https://web.facebook.com/resistenciakaingangpelotas?_rdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário